Publicidade
Google search engine
Início Site

Mais de 6 mil candidatos realizaram o concurso público da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

0
Foto: Divulgação

Atuar em serviços públicos realizando projetos de diferentes ordens, mas, sempre a serviço do Estado, é o sonho de muitos. O concurso público é o meio que garante não só isso, mas, também, uma estabilidade desejada pelas pessoas. Na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), após 14 anos, foi realizada uma seleção pública, nesse domingo (21), para cargos de analistas e técnicos universitários.

Uma das principais justificativas para a realização do concurso foi o crescimento da universidade durante esse tempo. “Nesse período, a Uesb criou, no mínimo, 20 a 25 novos cursos e isso inclui novos setores, laboratórios, colegiados. Toda uma estrutura foi sendo construída e que não tivemos o acompanhamento do respaldo técnico”, explica o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, que complementou dizendo que, muitas vezes, a comunidade não tem o conhecimento de como são realizadas as políticas públicas, que precisam, necessariamente, também de um servidor técnico.

De acordo com o reitor, as vagas que estão sendo ocupadas nesse concurso são para suprir um déficit de dez anos na universidade, pois, desde 2014, não foram convocados mais servidores aprovados na última seleção para ocupar os cargos. Desde então, muitos servidores foram aposentados, pessoas que passaram em outros concursos, falecimento, entre outros.

A expectativa é que, além das convocações diretas, sejam convocados outros servidores a partir do próximo ano. “Esperamos que esse concurso tenha uma validade de mais quatro anos para que possamos, minimamente, ter uma estrutura de trabalho técnico que dê garantia de sustentabilidade para todas as políticas que são desenvolvidas aqui”, pontuou Luiz.

Jeane Marques presta serviço para a Uesb há mais de 20 anos e, agora, encarou a oportunidade de realizar a prova para ser efetivada. Há mais de quatro anos vem se preparando para outros concursos públicos e, assim que soube do concurso da Uesb, iniciou seu cronograma, junto com seu filho, que também é concurseiro.

A candidata realizou cursos online e todas as noites estudava para a prova. “Meu sonho é passar na Uesb e nos outros concursos daqui não entrei por pouco, por isso, decidi virar concurseira para me preparar melhor. Há mais de um ano, venho me preparando especificamente para ele”, disse Jeane, candidata à vaga de técnica universitária.

Muitos candidatos também se inscreveram para os cargos de técnico e analistas universitários, ao mesmo tempo. Como é o caso de Pierre Lim, que, apesar de não ser concurseiro, vem se preparando para a prova da Uesb. “Estou com boas expectativas, fiz um curso preparatório desde que saiu o Edital. A Uesb é um lugar de referência e, por se tratar de um cargo concursado, te dá um conforto no âmbito de trabalho”, explicou o candidato.

Sobre o concurso

Ao todo, foram disponibilizadas 96 vagas para a seleção, distribuídas nos cargos de técnicos e analistas universitários. Com um número de 8.602 inscritos e 2.117 abstenções, mais de 6 mil candidatos realizaram a prova nesse domingo (21). As provas aconteceram nas cidades de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, municípios onde estão situados os campi da Uesb e que atuarão os candidatos convocados.

As vagas foram distribuídas para os cargos de técnicos, 60, e analistas universitários, 36. Desse total, 29 foram destinadas para a reserva de vagas e pessoas com deficiência. A previsão é de que os convocados para as vagas diretas iniciem ainda neste ano as atividades.

Fonte: Ascom/Uesb

Sua Nota é um Show de Solidariedade garante apoio ao Instituto de Cegos da Bahia

0
Foto: Matheus Lens/Sefaz-BA

Localizado no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) completa 91 anos no próximo dia 30 de abril com números que impressionam: anualmente, são realizados cerca de 56 mil atendimentos e 250 mil procedimentos. O trabalho do Instituto, contudo, vai além das consultas e exames. As famílias também recebem todo o suporte necessário, já que os atendimentos não se restringem aos casos de cegueira, contemplando também pessoas com baixa visão. Grande parte do trabalho é mantido graças a doações. Um dos apoios vem do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, conduzido pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), no qual os participantes podem compartilhar as notas fiscais eletrônicas com entidades filantrópicas.

“Geralmente, quando nasce uma criança cega, ninguém está preparado. Por isso, é fundamental esse suporte à família. Quando a família se fortalece e acredita na criança, ela vai longe”, afirma a presidente do ICB, Heliana Diniz. “Temos, por exemplo, uma professora de atividade de vida diária, que ensina crianças e adolescentes a andarem de bengala na rua”, explica ela, destacando que o Instituto possui uma gama de serviços voltados à reabilitação e à habilitação dos pacientes.

No Instituto, os alunos têm aulas de braille, matemática, informática, música e esportes, como o futebol de cinco, adaptado para atletas com deficiências visuais. Heliana reforça que a entidade precisa muito da ajuda da população para manutenção destas atividades.

“É por isso que estamos batalhando para aumentar a arrecadação no Sua Nota é um Show de Solidariedade. Depois de se cadastrar no site da Nota Premiada Bahia, escolhendo o Instituto de Cegos da Bahia, é importante lembrar de pedir o CPF na nota fiscal a cada compra”, destaca a presidente do ICB.

Os recursos recebidos a cada quatro meses, por meio do programa, são utilizados nas despesas com manutenção, materiais de limpeza e escritório. Na última etapa do Sua Nota é um Show de Solidariedade, de setembro a dezembro de 2023, o Instituto de Cegos da Bahia recebeu R$ 26,8 mil a partir do compartilhamento de 125,8 mil notas fiscais eletrônicas.

Como apoiar

O compartilhamento de notas fiscais com as entidades apoiadas ocorre a partir da adesão do consumidor à campanha Nota Premiada Bahia, que integra o Programa de Educação Fiscal do Estado da Bahia junto com o Sua Nota é um Show de Solidariedade. Para participar e ajudar as instituições do Sua Nota, basta se cadastrar uma única vez na Nota Premiada, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br.

No momento do cadastro, é possível escolher até duas instituições filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, para compartilhar as suas notas fiscais eletrônicas. As premiações para as instituições sociais e de saúde acontecem a cada quatro meses, de acordo com a quantidade de notas fiscais que foram compartilhadas para cada entidade.

 Leitura, música e informática

O prédio do Instituto de Cegos da Bahia está sendo reformado por etapas, a partir da adoção dos diversos espaços por empresas privadas. A biblioteca foi uma das áreas adotadas e já faz sucesso entre crianças e adolescentes. O novo espaço é completamente acessível e tem todo seu acervo em braile e em tinta e braille, contando com títulos como Harry Potter, além de equipamentos de informática de ponta para pessoas cegas e com baixa visão. Outros dois espaços também já passaram por reforma: a sala de psicomotricidade e o centro musical, onde acontecem aulas de violão, teclado, piano e percussão, entre outros instrumentos.

Carlos Eduardo Oliveira conta que só ficava em casa e agora já toca algumas músicas, como “Canta Canta, Minha Gente”, de Martinho da Vila, que ele acompanha com o pandeiro. “Há um ano e meio eu estou aqui, tentando mudar minha rotina para ver se fica melhor. Cada dia tentando aprender uma coisa diferente. Já sei tocar um pouquinho de samba, de forró, um pouquinho de tudo”, comemora.

Emocionado, Jorge Elan Magrani diz que é muito gratificante aprender a tocar um instrumento. “Desenvolve nossa mente, nosso corpo e alegra nosso espírito. É muito legal estar participando das aulas de música, ainda mais aprender a tocar pandeiro, que é um instrumento popular”.

Recursos ópticos

Outro destaque no atendimento do Instituto de Cegos da Bahia são os recursos ópticos, como lupas e telescópios, fornecidos aos pacientes após prescrição pelos oftalmologistas e treinamento específico. De acordo com uma das professoras que atuam nesta área, Maria Angélica Rocha, antes de receber os recursos ópticos, os pacientes precisam passar por um treinamento para aprender a utilizá-los da forma correta.

Uma das pacientes beneficiadas é Erundina Xavier, que há cerca de dois anos apresenta baixa visão. “Só consigo ver as cores. Eu queria a lupa porque tenho vários livros e não consigo ler. Eu quero uma coisa que possa me ajudar, quero ler, poder procurar e achar um documento”, afirma ela, que está na etapa de treinamento para, em seguida, receber a sua lupa.

Fonte: Ascom/Sefaz-BA

SEC realiza Dia D para isenção da taxa de inscrição do Enem 2024

0
Foto ilustrativa: Ascom/SEC

Com o objetivo de incentivar os estudantes da rede estadual de ensino a solicitarem a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, nesta terça-feira (23), o Dia D de isenção. As escolas estaduais disponibilizarão computadores com acesso à internet para que os candidatos façam o procedimento, até o dia 26 de abril.

O pedido de isenção da taxa, que ainda não teve o valor divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pode ser submetido na página do participante, através do endereço enem.inep.gov.br/participante, com o login do gov.br. É necessário informar o CPF, a data de nascimento, o e-mail e um número de telefone válido. O resultado da isenção será divulgado no dia 13 de maio.

Estão aptos à isenção, os participantes matriculados na 3º série do Ensino Médio em escolas públicas; quem fez todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que tenham registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Leninha Vila Nova, falou sobre a ação. “Os líderes de classe irão engajar todos os estudantes que são aptos à isenção, como estudantes do Ensino Médio parcial e integral, da Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, escolas em prisões, escolas famílias agrícolas e casas familiares, além de estudantes indígenas, quilombolas e do campo. Toda a nossa rede está sendo convocada, pois nós temos uma meta para que todos os nossos estudantes que alcancem os critérios para a inscrição acessem e solicitem. Nós acreditamos que os Enem é uma porta aberta para a concretização de sonhos e o ingresso nas universidades”.

Vale ressaltar que o participante que teve concedida a isenção de pagamento da taxa de inscrição no Enem 2023 e que não tenha comparecido nos dois dias de prova deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024.

Fonte: Ascom/SEC

Hospital Roberto Santos realiza ações de saúde e segurança no trabalho

0
Foto: Ascom/SEC

Com vistas a combater os acidentes que ocorrem dentro das organizações, foi instituída a campanha do “Abril Verde” para que durante todo o mês as empresas desenvolvam ações voltadas à prevenção de acidentes e de doenças no ambiente de trabalho. E o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) está promovendo uma série de atividades voltadas para seus colaboradores.

Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, no Brasil, uma notificação de acidente de trabalho é feita a cada 51 segundos. Ainda de acordo com esses dados, um óbito é notificado a cada três horas para trabalhadores com carteira assinada. Em 2022, ocorreram 612.920 acidentes de trabalho no país. Desses, 2.538 resultaram em mortes.

A coordenadora do Serviço Integrado à Saúde do Trabalhador (Siast), do HGRS, Flávia Sampaio, explica que anualmente “apresentamos as ações de cuidado que estão sendo realizadas, bem como incentivamos os colaboradores a adotarem hábitos de saúde e segurança”.

Ela acrescenta que este ano o Siast está com uma programação extensa, começando nesta segunda-feira (22) com uma roda de conversa sobre a prevenção do estresse ocupacional; no dia 23 o tema será “ações de saúde e segurança no trabalho”, além de Práticas Integrativas Complementares de Saúde (PICS) como acupuntura e tai chi chuan para os trabalhadores que quiserem participar.

Já no dia 24 haverá uma programação mais lúdica, com direito a cinema e uma ação com o grupo Palhaços do Propósito. A programação segue até o dia 30, com as PICS e rodas de conversas sobre temas relevantes, dentre eles, “O que precisamos saber para acolher pessoas LGBTQIAPN+”.

Ações do HGRS

Flávia Sampaio lembra que durante todo o ano o Hospital Roberto Santos, através do Siast, realiza diversas ações como palestras, campanhas educativas, visitas técnicas de vigilâncias, blitz educativa, rodas de conversas e orientações aos colaboradores com o objetivo de prevenir os acidentes de trabalho.

Além disso, realizam atividades e orientações com o objetivo de evitar doenças ocupacionais, como: orientação nutricional; incentivo à prática de atividades físicas; ginástica laboral; orientação aos trabalhadores para o uso adequado de EPIs; aplicação das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); psicoterapia, dentre outras.

Abril Verde

O mês de abril foi escolhido devido ao Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado no dia 28, estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a Lei nº 11.121/2005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

Fonte: Ascom/HGRS

Servidores têm desconto em ensaios fotográficos

0
Foto ilustrativa: Ascom/Saeb

Eternizar momentos através de histórias narradas por fotos. Essa é a proposta da parceria entre o Clube de Desconto e a D2 Estúdio Fotográfico, que oferta 10% no valor do ensaio e um mini pôster tamanho 20x30cm, como uma lembrança tangível de ocasiões especiais como formaturas, gestações, nascimento de filhos, dentre outros.

A oferta é válida para servidores públicos, funcionários do Ministério Público (MP), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e beneficiários do Planserv. Para ter acesso aos descontos, o servidor deve apresentar um comprovante de vínculo com o estado, ou seja, o contracheque acompanhado de um documento de identificação com foto. Beneficiários do Planserv devem mostrar a carteira virtual.

A D2 Estúdio Fotográfico fica localizada na Rua das Patativas 436, no Imbuí, em Salvador. Para agendar seu ensaio ou obter mais informações, entre em contato pelo telefone 71-98629-9149 ou através do Instagram @d2estudiofotografico. Outros detalhes podem ser obtidos através do site: www.d2estudiofotografico.com.

Essas e outras ofertas estão disponíveis para consulta no site RH Bahia, na editoria “Servidores”, aba Clube de Desconto. Taxas, informações sobre inclusão de dependentes e valores adicionais podem ser consultados na página do Clube de Desconto através desse link.

Clube de Desconto – Iniciativa da Secretaria da Administração (Saeb), o Clube de Desconto do Servidor tem o objetivo de conceder abatimentos especiais em produtos e serviços para mais de 270 mil beneficiários, em parceria com empresas credenciadas, divididas em mais de 26 segmentos diferentes. Para saber mais sobre o programa, acesse o RH Bahia (https://rhbahia.ba.gov.br/).

Governo da Bahia nomeia 657 educadores e amplia avanços na aprendizagem da rede estadual

0
Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior da Bahia vão ganhar um grande reforço. Durante ato solene no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a nomeação, na tarde desta segunda-feira (22), de 549 professores e 108 coordenadores pedagógicos, dos quais, duas coordenadoras são indígenas. Todos os nomeados foram aprovados no concurso público regido pelo edital Saeb 03/2022, publicado em 01/08/2022.

De etnia Pankararé, da aldeia do município de Glória, Leidizu Rodrigues, não escondeu a emoção ao ser recebida pelo governador. “É um momento incrível, muito importante, muito emocionante. Nós estamos aqui representando toda a classe de professores indígenas da Bahia, que tanto lutou por essa carreira. Estamos aqui tentando fazer história e mostrar que a educação escolar indígena tem potencial, é diferenciada”.

O governador pontuou que a nomeação reafirma o compromisso do Governo do Estado, em valorizar o magistério e garantir uma educação pública de qualidade. “Constantemente estamos entregando escolas, obras físicas e ofertado ensino em tempo integral. Sabemos a importância de ter uma estrutura física, mas se não tiver o sujeito estratégico, como os professores, não fazemos a diferença. Então hoje aqui, estamos entregando quase 700 profissionais, inclusive da educação indígena. Um momento como este só fortalece a nossa responsabilidade com a educação pública de qualidade no nosso estado”, enfatizou Jerônimo Rodrigues.

Amanda Fraga dos Santos vai ocupar uma vaga em Salvador e estava ansiosa para compor o quadro de profissionais da rede estadual. “Me preparei muito para esse concurso. Um professor nunca para de estudar, estamos sempre nos atualizando. Foi a terceira vez que fiz a seleção e consegui. Vou ensinar matemática e estou muito animada para começar”, contou.

A lista dos 657 educadores será publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23) e poderá ser consultada também no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) ou no Portal RH Bahia (rhbahia.ba.gov.br). Os profissionais estarão presentes em escolas dos 27 territórios de identidade, compondo e ampliando a capacidade de atendimento aos estudantes. Embora tenham sido ofertadas 2.113 vagas, o governo do Estado já convocou 2.326 professores e coordenadores pedagógicos.

Após a nomeação, os candidatos nomeados para o Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26 / Salvador deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, situada na Av. Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 117. Já os candidatos aprovados para o interior do estado deverão comparecer nas sedes NTEs. Eles deverão estar munidos da documentação pessoal com foto em até 30 dias, contados da data da publicação do ato de nomeação no órgão oficial.

Curso de formação

Após a nomeação, os 144 novos servidores estaduais de Salvador e Feira de Santana participam do curso de formação para educadores, com aulas presenciais nesta terça e quarta-feira (23 e 24), no IAT. Para os demais ingressantes, ocorrerá conforme cronograma dos Núcleos Territoriais.

O objetivo é contribuir para a formação dos educadores nomeados, a fim de apoiar no desenvolvimento profissional, com vista à melhoria em diversos aspectos no exercício do magistério no serviço público, como explicou a secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito.

“Ter professores efetivos na rede tem uma relevância de fortalecer a aprendizagem, o vínculo dos estudantes com esses profissionais, o pertencimento também dos profissionais com as suas unidades escolares. Os professores ficarão dois dias em formação, para que eles conheçam a rede, os programas, projetos e as ações estratégicas da Secretaria. A nossa perspectiva é de que na próxima segunda-feira (29), eles já estejam trabalhando nas unidades escolares”, disse a titular da pasta.

Ações de valorização do magistério

Às vésperas do Dia dos Povos Indígenas, o governador Jerônimo Rodrigues entregou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê a modernização da carreira dos professores originários, com a regulamentação da progressão por níveis de carreira e equiparação salarial ao piso nacional. A previsão é de que a votação aconteça ainda esta semana.

Outra medida de valorização dos educadores aconteceu no final do mês de março, quando a Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou, no Diário Oficial (DOE), a lista classificatória para a Progressão Funcional por Avanço Vertical (PFAV) de 527 educadores, sendo 480 professores e 47 coordenadores pedagógicos. Isso significará a mudança do padrão na carreira e maiores vantagens financeiras para os educadores, decorrentes da conclusão de cursos em nível de pós-graduação: especialização, mestrado e doutorado.

Fonte: Simônica Capistrano/GOVBA

Entregas facilitam acesso à educação nas zonas rurais e garantem mais infraestrutura para Jacaraci

0
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Caminhões de carga de animais e alimentos da agroindústria da região sudoeste da Bahia, onde está localizada a cidade de Jacaraci, contam a partir deste domingo (21) com uma estrada nova, com quase 20 quilômetros de pavimentação do entroncamento da BA-263, no município, até o distrito de Irundiara. Realizada durante visita do governador Jerônimo Rodrigues à cidade, a entrega do Governo do Estado se soma a outros investimentos em educação, infraestrutura e abastecimento de água.

A pavimentação, que vai beneficiar aproximadamente 63 mil habitantes é a primeira etapa de uma obra ainda maior, que teve mais de R$ 80 milhões destinados pela gestão estadual, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), para asfaltamento de 60 quilômetros de estrada. O governador Jerônimo Rodrigues reforçou o direito da população rural de “levar o avoador, a farinha, o feijão, a produção para vender na feira, seja na sede ou na comunidade. O significado do dinheiro é aquilo que impacta na nossa vida. A gente poder passar com um ônibus para ir em um jogo de futebol, em uma festa, em um culto, uma missa. Isso eu sei o que é”, explicou o chefe do executivo sobre o que atravessa a elaboração de projetos de pavimentação de rodovias no interior.

O trabalhador rural Manoel Pereira vai de Jacaraci a Irundiara todos os dias e relatou que a distância foi reduzida. O trecho que era percorrido em uma hora passou a ser feito em 30 minutos. “Essa estrada aqui melhorou muito para a gente, viu? Eu gastava uma hora até o meu terreno. Mas agora eu estou fazendo em meia hora. Então foi bom demais essa estrada aí, viu? Foi uma coisa que ajudou muito a população”, reforçou.

A segunda etapa do projeto vai contemplar também os acessos pelo entroncamento da BA-148 e da BA-623 até Condeúba. Segundo Saulo Pontes, diretor-superintendente da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT/Seinfra), a obra é um sonho de décadas da população da região.

“Malha pavimentada permite um melhor escoamento da produção [agrícola] e a fixação do homem no campo. É segurança, educação, saúde para as famílias que vivem em núcleos agrícolas. Mas isso é só a primeira etapa. A segunda etapa, se Deus quiser, daqui a quatro meses o governador vai estar aqui inaugurando. Esse é um sonho de décadas dessa região”, compartilhou o gestor. As melhorias devem impactar a vida não só dos moradores de Jacaraci e Condeúba, como dos municípios de Licínio de Almeida, Piripá, Presidente Jânio Quadros e Caculé.

Educação

Já os jovens estudantes da rede pública de diferentes distritos de Jacaraci, no sudoeste da Bahia, foram beneficiados pela política estadual para a educação do campo que orientou a entrega de três anexos de colégios estaduais e municipais em distritos e povoados da cidade baiana. O governador Jerônimo Rodrigues esteve no distrito de Irundiara, a 18 quilômetros da sede de Jacaraci, para a inauguração de um deles: o Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu.

A secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito, explicou que o equipamento é “uma escola contextualizada com a realidade dos estudantes, dando dignidade, valorizando o lugar desses estudantes, porque a gente acredita na escola e no lugar de pertencimento. Ele não precisa se deslocar daqui para ir para a cidade estudar. A gente está reafirmando aqui um compromisso com a educação, não só na cidade, mas no campo também”, enfatizou a gestora sobre o projeto para a educação nas zonas rurais da Bahia.

Em relação ao impacto do investimento na vida dos estudantes do campo, o governador Jerônimo Rodrigues completou, durante inauguração da escola: “Se você perguntar a esses estudantes o que que eles querem ser, vocês vão ter uma resposta. Mesmo que depois mude. Eu já conheci uma menina que quer ser motorista de caminhão, mas tem gente que quer ser médico, advogado, pedreiro, cantora ou cantor e nós estamos aqui parar apoiar, independente do sonho. Uma profissão é um destino sagrado”.

As obras, realizadas em parceria entre a Secretaria da Educação (SEC) e a Prefeitura, contaram com investimentos de aproximadamente R$ 7 milhões do governo estadual, impactando na vida de estudantes 875 de Jacaraci. Só no Colégio Estadual Zuleide Freire de Abreu, no distrito de Irundiara, foram investidos R$ 1,3 milhões para a construção de salas de aula, salas administrativas e para professores. Além de um refeitório, cozinha e lavanderia.

A estudante do 2° ano Thaeme Ariell Souza, de 16 anos, dividiu a primeira reação ao entrar na estrutura entregue. “Quando a gente chegou na escola, a primeira impressão que a gente teve foi: uau, que escola maravilhosa, tá linda, tudo novo. É um avanço ter essa escola no nosso território e queremos mais: mais oportunidades, cursos técnicos”, antecipou a adolescente, ao falar das expectativas geradas pelo ensino na nova unidade escolar.

Em outro anexo da mesma escola, no povoado de São José, 111 estudantes terão acesso a salas de aula novas, sala de vídeo e refeitório. O aporte do Estado também foi destinado à rede municipal, apoiando a infraestrutura das escolas geridas pela Prefeitura. No povoado de Itumirim, a 60 quilômetros da sede, R$ 2,4 milhões foram destinados à obra da Escola Municipal Antônia Guimarães, para atender mais 170 estudantes. A unidade escolar teve apoio do Estado na construção de salas de aula, de professores, dos setores administrativos, da quadra poliesportiva coberta e da cozinha.

Esporte

Como incentivo à prática esportiva e às atividades de lazer, o Governo da Bahia ainda entregou a ampliação do anexo da Escola Clemente Dantas Brito, no povoado de Vila Paiol, onde 120 alunos vão poder começar a realizar atividades na quadra poliesportiva coberta. Um campo de futebol society também foi entregue para o Colégio Municipal Anísio Teixeira, na sede do município. No campo foram instalados alambrado, grama sintética, traves e refletores.

Segurança hídrica

Mil famílias da localidade de Centrão também vão usufruir do novo Sistema Integrado do Abastecimento de Água entregue neste domingo (21), após construção de mais de 15 mil milímetros de adutora. O trabalho foi executado pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio de convênio com a Prefeitura.

A disponibilidade de água para a zona rural de Jacaraci também se deu por meio da entrega de 221 cisternas, de 16 mil litros cada, nas comunidades de Semidouro e de Itumirim, que ficam a 36 e 60 quilômetros da sede, respectivamente. A construção dos reservatórios contou com R$ 1,3 milhão do governo estadual e vai beneficiar agricultores familiares e camponeses do município com segurança hídrica.

Mais obras

Ainda para a infraestrutura de Jacaraci, Jerônimo autorizou a publicar edital de licitação para pavimentação com tratamento superficial do entroncamento da BA-263, conectando Irundiara ao distrito de Vila Paiol por mais 17 quilômetros de rodovia. Serão R$ 15,6 milhões aportados na obra.

Fonte: Milena Fahel/GOVBA

Visitantes aprovam pesquisa turística da Setur-BA na Micareta de Feira

0
Foto: Wannesca Sena/Setur

Perfil do turista, avaliação dos serviços oferecidos ao visitante e impacto da festa na economia do município. Os dados estão sendo levantados pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em pesquisa realizada durante a Micareta de Feira de Santana, considerada a capital da zona turística Caminhos do Sertão. A festa tem o apoio do Governo da Bahia, envolvendo ações de diversas secretarias. Até sábado ( 20), terceiro dia da festa, mais de 500 mil foliões foram registrados pelo sistema de reconhecimento facial, usado pela Secretaria de Segurança Pública ( SSP).

No circuito Maneca Ferreira, equipes da Setur-BA abordam turistas para saber sua origem, renda e hábitos na viagem. Os pesquisadores também coletam a avaliação sobre os equipamentos e serviços turísticos oferecidos aos visitantes na micareta.

“Essa pesquisa é fundamental, pois mostra uma atenção especial com os turistas que participam da festa. Estou acostumado ao Carnaval de Salvador e acho que esse trabalho pode ajudar a aprimorar mais os serviços da Micareta de Feira”, elogiou o enfermeiro Jeferson Santos, morador da capital baiana.

“Gostei bastante da infraestrutura da festa, e essa pesquisa vai colaborar ainda mais para o fortalecimento dessa micareta, que já é um sucesso. Como turista, fiquei satisfeito com a forma como fui abordado”, completou Danilo Mota, proprietário de um atelier de moda afro em Muritiba, no Recôncavo baiano.

“Achei muito importante essa iniciativa do Governo da Bahia, no sentido de avaliar a receptividade, que é a essência do povo baiano. Gostei da abordagem feita pelos pesquisadores, com um questionário bem completo”, reforçou o farmacêutico Welinton Scharlane, de Pernambuco.

Gerente de um hotel em Feira de Santana, Ana Priscila Matos avalia que a pesquisa servirá de balizamento para que os meios de hospedagem da cidade melhorem os serviços. “Acredito que esse levantamento vai nos ajudar na melhoria da qualidade no atendimento aos visitantes e na própria organização da festa. Quando você ouve a opinião das pessoas, você passa a saber o que pode ser melhorado”.

De acordo com o diretor de Planejamento Turístico da Setur-BA, Fernando Miranda, “os dados da pesquisa irão projetar de que forma a micareta contribui para o incremento da economia municipal, além de servir para que o Governo do Estado planeje futuras ações no turismo, durante a festa”.

Fonte: Ascom/Setur

Estande de testagem na Micareta de Feira já realizou mais de 2 mil exames

0
Foto: Leonardo Rattes/Saúde

Depois de desfilar com sua fantasia afro no Circuito Maneca Ferreira, Tamara Borges escolheu se prevenir antes de voltar pra a Micareta de Feira. Junto com duas amigas, deu uma passada no estande de Testagem Rápida da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). “Tá maravilhoso. Um bom atendimento, tudo feito muito rápido. (A testagem) É importante para as pessoas se prevenirem”, afirmou.

Desde a abertura da folia, na última quinta-feira (18), a estrutura montada na rua da antiga Norauto recebe foliões e também quem está trabalhando na micareta para a realização de testes de HIV, sífilis e hepatites virais. O estande segue funcionando das 14h deste domingo (21) até às 2h da segunda-feira (22), pelo menos.

“A determinação do governador Jerônimo Rodrigues é que nossos profissionais atendam até o último folião que quiser se testar. Então, assim será”, garante a secretária da Saúde do Estado Roberta Santana. “É um trabalho de prevenção, de vigilância e educação também. Nossas equipes abordam os foliões explicando como é o funcionamento do estande e a importância da testagem”, complementa.

Ao todo, nos três dias de Micareta, 2.197 testes foram realizados, com sete testes positivos para HIV, 54 positivos para sífilis, além de outros três positivados para hepatite C e um para hepatite B. O tratamento para sífilis, por meio de aplicação de benzetacil, foi iniciado no estande por 13 pessoas. “As outras, a gente acolheu e realizou o encaminhamento para começar o tratamento depois da micareta”, explica Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab. O início do tratamento imediato é de suma importância para quebrar o ciclo de transmissão das doenças.

Ainda como ação de prevenção, mais de 312 mil camisinhas femininas e masculinas já foram distribuídas no estande de testagem e na iniciativa Camisinha Tá na Mão, realizada em parceria com a superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), que distribui os preservativos em diversos pontos do circuito.

Ocorrências

Nos três primeiros dias da Micareta, foram registradas 14 ocorrências médicas nas unidades estaduais, sendo as vítimas provenientes da folia. Oito foram encaminhadas para a Unidade Estadual de Pronto Atendimento (UPA), cinco para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), e uma para o Hospital Estadual da Criança (HEC). Durante a festa, as unidades que fazem parte da rede estadual de saúde estão funcionando em esquema especial, garantindo que baianos e turistas possam curtir tranquilos.

“Quase 500 mil pessoas já passaram pela Micareta de Feira nos três primeiros dias de folia, então é um número de ocorrências baixo. E isso se deve ao trabalho conjunto entre as secretarias do Governo do Estado. Esperamos que continue assim nesse último dia de folia”, pontua Roberta Santana.

O Governo da Bahia está investindo cerca de R$ 800 mil em ações de assistência, prevenção, vigilância e fiscalização da saúde durante os quatro dias de festa. São 470 plantões, número 104% a mais que em 2023, além da ampliação na frota de ambulâncias – incluindo uma nova do tipo UTI – e reforço no estoque de medicamentos e insumos.

No período da Micareta, o HGCA também conta com o Centro de Atendimento a Múltiplas Vítimas, que pode ser acionado em caso de desastres ou emergência para atender até 45 vítimas simultâneas.

Fonte: Ascom/Sesab

Noite de encerramento da Micareta de Feira celebra a diversidade e a alegria

0
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Neste domingo (21), os foliões se despediram da Micareta de Feira de Santana em grande estilo, com shows que fizeram vibrar uma multidão, reunida para celebrar a música e a diversão. O cantor Adelmário Coelho foi um dos responsáveis por encerrar o evento com chave de ouro, levando alegria e energia contagiante ao público com grandes sucessos como ‘Meu anjo querubim’, ‘O neném’ e ‘Não fale mal do meu país’.

O cantor comentou a felicidade de fazer parte da Micareta. “É uma honra fazer parte desta festa maravilhosa! Ver a alegria estampada nos rostos do povo de Feira de Santana é algo que aquece o coração de qualquer artista. A energia e a beleza dessa celebração são verdadeiramente contagiantes”.

Na última noite de festa, o folião curtiu ainda as apresentações de Aila Menezes e Roça Sound. Os shows realizados contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), demonstrando o compromisso em promover um carnaval inclusivo, com a oportunidade de todos se divertirem e participarem da folia.

O casal Kayla e Sergio Sampaio, entusiasmados, compartilharam suas experiências sobre os quatro dias de Micareta em Feira de Santana. “Foi incrível! A energia dos shows, a diversidade de ritmos, tudo nos contagiou”, comentou Kayla. Sergio completou: “E o melhor de tudo foi saber que estávamos seguros. A organização e a presença policial nos deram tranquilidade para aproveitar ao máximo. Com certeza ano que vez estaremos aqui”.

Segurança

Durante os quatro dias de festa, a Micareta de Feira de Santana contou com uma estrutura de segurança reforçada, assegurando a tranquilidade e o bem-estar dos participantes. Com tecnologias avançadas e a presença de 9,5 mil policiais e bombeiros, o evento transcorreu de forma segura e organizada, proporcionando momentos de diversão para todos os presentes.

Um total de 53 câmeras de videomonitoramento, incluindo 22 equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, auxiliaram no policiamento ostensivo e preventivo do evento. Além disso, oito portais de abordagem foram montados nos acessos ao circuito Maneca Ferreira.

Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), de quinta-feira (18) até às 5h deste domingo (21), foram contabilizados 528.437 acessos nos portais de abordagem ao longo do evento. Também foram apreendidos 263 objetos proibidos e realizadas quatro prisões em flagrante, resultando em termos circunstanciados. Felizmente, não foram registrados crimes graves nos circuitos da festa nem em suas proximidades.

Dois Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) móveis foram estacionados em pontos estratégicos, enquanto equipes em campo foram equipadas com 330 terminais móveis de comunicação com tecnologia LTE, para uma comunicação ainda mais eficiente. Pela primeira vez, um Comitê Integrado de Inteligência e Análise (CIIA) foi montado para reforçar ações integradas e de inteligência durante a Micareta, com profissionais de diversas instituições.

O projeto Ouvidoria Itinerante esteve presente na festa, realizando pesquisas sobre a atuação policial e aferindo a percepção de segurança. A Corregedoria Geral da SSP monitorou mídias sociais em busca de possíveis denúncias. Equipes das superintendências da SSP mantiveram-se em prontidão, assim como a Polícia Militar, que empregou tropa com apoio de diversas tecnologias e veículos.

A Polícia Civil contou com postos policiais e tecnologia para monitoramento em tempo real. O Corpo de Bombeiros Militar empregou equipes de busca e salvamento, combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar, com postos elevados de observação para atendimento de vítimas. A equipe da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica do DPT realizou exames periciais durante o evento.

Fonte: Tácio Santos/GOVBA

Google search engine

Últimas