Publicidade
Google search engine
Início Site

Seades leva proteção social e políticas de cuidado à Micareta de Feira, que acontece até dia 21

0
Foto: Jonas Santos/Ascom Seades

A Micareta de Feira de Santana, que acontece de 18 a 21 de abril, no Circuito Maneca Ferreira, contará com as ações de cidadania e inclusão da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades). Durante os dias festivos, serão promovidas iniciativas de combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes, além de intervenções em redução de danos voltadas à população em situação de vulnerabilidade.

A equipe itinerante da campanha Proteja Bahia estará presente no circuito, nas proximidades e portais de acesso à cidade, para distribuir material informativo e divulgar ao público canais de denúncia contra a violação dos direitos infantis. A pasta atuará, ainda, em articulação com órgãos intersetoriais no Plantão Integrado dos Direitos Humanos, que funcionará no Colégio Luís Eduardo Magalhães.

A Seades ainda atuará na folia por meio do Programa Corra pro Abraço com distribuição de insumos como água, preservativos, lubrificantes, kits de higiene e materiais informativos, assim como orientações sobre autocuidado para a população em situação de rua e vulnerabilidade social. Também será assegurado atendimento para pessoas que estejam em contexto de uso de substâncias psicoativas. Os serviços também serão ofertados na sede do Corra, localizada na Rua Felinto Marques de Cerqueira.

Fonte: Ascom/Seades

Bahia apresenta seu potencial em fruticultura para públicos nacional e internacional na Fruit Attraction

0
Foto: Sarah Matos/SDR

A maior feira de fruticultura da América Latina começou nesta terça-feira (16), em São Paulo, e a agricultura familiar da Bahia está marcando presença, levando a diversidade da sua produção para mais de 200 expositores nacionais e internacionais. Neste primeiro dia de evento, o destaque foi o Fruit Fórum, onde as Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) e a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) apresentaram seus potenciais de produção, comercialização e exportação.

O titular da SDR, Osni Cardoso, fez uma palestra que destacou o compromisso e responsabilidade do Governo do Estado com a produção no campo, desde a base até as prateleiras. “Estar aqui, em São Paulo, apresentando nossa agricultura familiar para o mundo é uma conquista. Significa que o campo avançou, que o Governo do Estado foi assertivo em suas políticas públicas e que agora podemos alçar novos e maiores voos. A Bahia está protagonizando a maior feira de exportadores da América Latina”, celebrou Osni.

Para Wallison Tum, secretário da SEAGRI, “é uma honra destacar o potencial da fruticultura do nosso estado na Fruit Attraction. A Bahia é um celeiro de diversidade e qualidade, onde o clima, o solo, a dedicação dos nossos produtores e o apoio do Governo do Estado se unem para produzir frutas que não só alimentam, mas também encantam paladares em todo o mundo. Nossa participação neste evento é uma vitrine para o que temos de melhor e um passo importante para fortalecer ainda mais a posição da Bahia como líder no setor frutífero”.

Com uma produção diversificada, de qualidade e baseada em princípios agroecológicos, as cooperativas baianas mostram sua capacidade de abertura de novos mercados e expansão de comercialização. Recentemente, um contêiner com 12 toneladas de produtos da agricultura familiar foi exportado para Portugal, levando a diversidade de mais de 50 produtos de 11 cooperativas baianas. Apoiadas pelo Governo do Estado e geridas pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES), essas cooperativas e seus produtos estão prontos para extrapolar o mercado nacional e encantar o mundo.

Fonte: Ascom/SDR

Equipe baiana de futebol de cegos disputa competição regional com apoio da Sudesb

0
Foto: Ascom/CBDV

O Campeonato Regional do Nordeste de Futebol de Cegos 2024 está para começar e 11 passagens terrestres foram concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para que atletas cegos do estado participem da competição. Eles viajam nesta próxima sexta-feira (19), com destino a João Pessoa, na Paraíba.

As passagens foram destinadas para quatro membros da comissão técnica e sete atletas do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (Cap Bahia). O coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, salienta a importância dos atletas e equipes da Bahia participarem de competições nacionais de diferentes modalidades do paradesporto.

“O apoio com passagens pela Sudesb para os atletas do paradesporto auxilia na melhora do nível. No caso do futebol de cegos, serão grandes jogos contra adversários da mesma região. As expectativas para bons resultados sempre aumentam com este tipo de política pública porque podemos disputar com os melhores de outros estados e isso também incentiva novos praticantes”, comenta o coordenador.

Disputas

O time do Cap Bahia é uma equipe de futebol de cegos que representa a instituição em competições locais, regionais e nacionais desde 2003. A equipe já foi vice-campeã da segunda divisão nacional da modalidade, vice-campeão da Copa Nordeste de Futebol de Cegos e o primeiro vencedor do campeonato baiano de cegos realizado no estado. Com este histórico, a expectativa é de conseguir a classificação para o Campeonato Brasileiro – Série B 2024 da modalidade.

A equipe melhor colocada, exceto as quatro que já fazem parte da Série A (Associação D’Eficiência Superando Limites – Adesul – do Ceará; Associação Paraibana de Cegos – Apace; Associação Paraibana dos Deficientes Visuais – Apadevi; e Escola dos Cegos do Maranhão – Escema), garante a vaga do torneio da segunda divisão, que acontece em setembro, em São Paulo.

Promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), entre os dias 20 e 27 de abril, a competição reunirá 13 equipes de seis estados diferentes – Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí – com 126 atletas, no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. O time baiano está no grupo A, ao lado do time da casa da Apace, da Associação dos Cegos do Piauí (Acep) mais o vencedor do sorteio entre a Associação de Apoio à Deficiência e Inclusão (AADIS), da Paraíba, e o Instituto dos Cegos Casa da Esperança (ICCE), do Piauí.

Fonte: Ascom Sudesb

Sesab intensifica ações após confirmação de 80 casos da Febre Oropouche

0
Ainda segundo Márcia São Pedro, é importante que as pessoas usem roupas compridas e façam uso de repelentes. “Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor”, afirma. Ela ainda destaca que ao aparecer qualquer sintoma, a pessoa deve buscar uma unidade de saúde. “Por ser causada por um arbovírus, a Febre Oropouche tem sintomas muito parecidos com os da dengue como febre, dor no corpo e dores nas articulações”, explica a Diretora. Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o manejo clínico focado no alívio dos sintomas. A Secretaria reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica para monitoramento da situação. Casos Ao todo foram confirmados 80 casos de Febre Oropouche na Bahia em residentes dos municípios de Amargosa (3), Camamu (1), Gandu (3), Ibirapitanga (1), Ituberá (1), Jaguaripe (1), Laje (14), Maragogipe (1), Mutuípe (2), Piraí do Norte (1), Presidente Tancredo Neves (9), Salvador (2), Santo Antônio de Jesus (4), Taperoá (4), Teolandia (23) e Valença (10). Fonte: Ascom/Sesab

Com a confirmação de 80 casos da Febre Oropouche na Bahia, a Secretaria da Saúde do Estado intensificou as ações de investigação epidemiológica nas regiões em que houve registros da doença. Técnicos da Vigilância Epidemiológica do Estado estão fazendo a captura do vetor, o mosquito Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, para identificar se os animais estão infectados. Esse trabalho busca compreender melhor o cenário dessa doença na Bahia.

A diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, aponta que desde o primeiro caso confirmado, a Sesab ficou em alerta. “Toda vez que falamos em agravo de interesse a saúde pública, um caso já é um sinal de alerta para a vigilância epidemiológica, mesmo que não haja um cenário de ameaça iminente”, afirma.

Ainda segundo Márcia São Pedro, é importante que as pessoas usem roupas compridas e façam uso de repelentes. “Ressaltamos também que não se deve deixar lixo e folhas acumulados, pois a existência destes materiais facilita a reprodução do vetor”, afirma. Ela ainda destaca que ao aparecer qualquer sintoma, a pessoa deve buscar uma unidade de saúde.

“Por ser causada por um arbovírus, a Febre Oropouche tem sintomas muito parecidos com os da dengue como febre, dor no corpo e dores nas articulações”, explica a Diretora. Não existe tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo o manejo clínico focado no alívio dos sintomas. A Secretaria reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica para monitoramento da situação.

Casos

Ao todo foram confirmados 80 casos de Febre Oropouche na Bahia em residentes dos municípios de Amargosa (3), Camamu (1), Gandu (3), Ibirapitanga (1), Ituberá (1), Jaguaripe (1), Laje (14), Maragogipe (1), Mutuípe (2), Piraí do Norte (1), Presidente Tancredo Neves (9), Salvador (2), Santo Antônio de Jesus (4), Taperoá (4), Teolandia (23) e Valença (10).

Fonte: Ascom/Sesab

SSP participa de solenidade de capacitação do programa Bahia Pela Paz na BCS de Itinga

0
Foto: Vitor Barreto/SSP

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) participou, nesta terça-feira (16), da solenidade de formação de 73 pessoas nos projetos Qualifica Bahia e Trilha, que integram o programa Bahia Pela Paz, promovido pelo Governo do Estado, na Base Comunitária de Itinga (BCS).

A ação de promoção e qualificação de pessoas em vulnerabilidade social, além da inserção dos capacitados no mercado de trabalho, é promovida pela SSP e as Secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDH).

O chefe de gabinete da Segurança Pública, Nelson Pires Neto, enfatizou a importância dos programas. “Estamos celebrando a integração e o comprometimento de todos com à sociedade baiana, com valorização e conhecimento para quem mais precisa”.

Os alunos das capacitações foram formados em turmas de pedicure e manicure, cabeleireiro, desenvolvimento de jogos eletrônicos e cozinheiro geral.

Fonte: Ascom/SSP

Em feira internacional, trade turístico reconhece fortalecimento da promoção do destino Bahia

0
Foto ilustrativa: Raul Golinelli/SEI

Representantes do trade turístico baiano visitam o estande da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), na WTM Latin America, a feira mundial da indústria de viagens, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, até quarta-feira (17). Eles reconhecem a promoção internacional das experiências turísticas oferecidas pela Bahia, como um fator determinante nos resultados do destino, que vem registrando índices de crescimento no setor, acima da média nacional, desde 2021.

“O estande da Bahia ficou bonito e tem sido muito procurado, por causa da diversidade de produtos que o estado oferece. A equipe da Setur-BA faz uma grande atuação. Nosso foco é fazer com que o turismo baiano continue crescendo”, disse o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), Jean Paul Gonze.

“A Bahia significa 53% da demanda do Nordeste e está bem representada na feira, acolhendo todas as regiões turísticas do estado. Mais bonito que o espaço físico é o espírito de união que ela está proporcionando”, completou o presidente da Associação da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Wilson Spagnol.

Durante a feira, a Setur se reuniu com a SKY Airline, que confirmou o início dos voos diretos de Santiago (Chile) para Salvador, a partir de julho. A empresa já oferece a rota, mas com escala em Montevidéu. “Estamos contentes com a parceria que firmamos junto ao Governo da Bahia, desde o ano passado. Por isso, ampliamos as frequências de linhas até Salvador. Temos 85% de ocupação nos voos”, relatou o gerente de Vendas da SKY, Sebastian Fernandez.

A Setur-BA também teve um encontro com a Associação Brasileira de Cruzeiros (Clia), ainda comemorando o sucesso da atual temporada baiana de navios, com recorde de 440 mil cruzeiristas. A secretaria ainda participou de um evento paralelo à feira, no restaurante Lassú, onde os atrativos da Bahia foram apresentados a 100 hosted buyers (compradores convidados), oriundos de diversos países.

“Atuamos em várias frentes, com um único objetivo: ampliar o número de turistas estrangeiros que visitam a Bahia. Na WTM ou em volta dela, o trabalho do governo baiano é intenso”, afirmou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, que marcou presença na reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes do Turismo (Fornatur), como parte da programação da WTM, onde foram discutidas políticas públicas para o turismo brasileiro.

Fonte: Ascom/Setur-BA

SJDH capacita em direitos humanos policiais civis que vão atuar na Micareta de Feira

0
Foto: Joá Souza/GOVBA

Uma turma formada por 180 agentes da Polícia Civil que irão atuar na Micareta de Feira 2024 participa da capacitação sobre direitos humanos na próxima terça-feira (16), das 9h às 17h, em Feira de Santana. Promovida pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a ação faz parte do projeto Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia, e visa fortalecer as estratégias de enfrentamento a violações de direitos contra grupos vulnerabilizados e de risco social em eventos populares do estado. A abertura das atividades contará com a presença do titular da pasta, Felipe Freitas.

Com duração de oito horas, a capacitação vai trazer temas como os procedimentos de abordagem, identificação, tratamento e acolhimento nos casos de violações de direitos durante a folia momesca. Crianças e adolescentes em situação de trabalho, negligência e violência sexual, etarismo, LGBTfobia, racismo, violência contra a mulher, capacitismo e intolerância religiosa são alguns dos conteúdos da formação. Além disso, o programa inclui discussões sobre a importância do sistema de garantia de direitos para a proteção e defesa de populações vulneráveis.

Plantão Integrado

A formação das forças de segurança da Bahia é uma das ações preventivas da SJDH dentro do Plantão Integrado dos Direitos Humanos que, pelo segundo ano consecutivo, atua na Micareta de Feira de Santana. A estratégia consiste em um conjunto de ações com o objetivo de fortalecer a rede na proteção e defesa dos direitos humanos nos eventos populares da Bahia.

Fonte: Ascom/SJDH

Eventos de negócios movimentam zonas turísticas da Bahia

0
Foto: Ascom/Setur-BA

Criadores de diversas partes do Brasil participaram da 21ª Bahia Expo, exposição agropecuária especializada em cavalo mangalarga marchador, considerada a maior do Nordeste. O evento reuniu 100 produtores e público de quatro mil pessoas, no Parque de Exposições de Salvador, de 10 a 13 de abril, com R$ 4 milhões em negócios. A iniciativa teve o apoio do Governo do Estado, por meios das secretarias da Agricultura (Seagri) e Turismo (Setur-BA), para movimentar a economia e atividades turísticas.

“Fomentamos o turismo de negócios, pois recebemos expositores do interior da Bahia e de outros estados, com suas famílias. Eles buscam hotéis, bares e restaurantes do entorno do evento e ainda aproveitam o tempo para visitar atrativos turísticos”, ressaltou o presidente da Associação dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador da Bahia (ACCMMB), Saulo Farias.

“Frequento essa exposição há 20 anos. Adoro a gastronomia baiana”, disse o empresário pernambucano e criador de cavalos, Gustavo Monteiro, 47 anos, que incluiu na programação um passeio de barco pela zona turística Baía de Todos-os-Santos. “O Parque de Exposições de Salvador é referência no Nordeste. Aproveitei para tomar banho de mar no Porto da Barra, que é uma higiene mental para mim”, completou o agropecuarista sergipano José Geraldo Dórea, 64 anos.

Litoral

Ilhéus, na zona turística Costa do Cacau, sediou, no último fim de semana, o II Seminário de Meliponicultura da Mata Atlântica do Sul da Bahia, especializado na criação de abelhas sem ferrão, para a produção de mel. Com apoio da Setur-BA, o evento, realizado na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), recebeu produtores de mel de todo o Brasil. Na programação, palestras, oficinas e concursos.

Ainda no fim de semana, a praia de Itacimirim, em Camaçari, na zona turística Costa dos Coqueiros, recebeu a segunda etapa do projeto “Conscientização nas Praias Baianas”, com a limpeza do espaço ocupado por banhistas e oficinas de reciclagem de materiais. Moradores e visitantes participaram das atividades de preservação ambiental, que integram as ações da secretaria para promover o turismo sustentável.

Fonte: Ascom/Setur-BA

População em situação de rua e catadores são atendidos em projeto de parceria entre Seades e SSP

0
Foto: Jorge Cordeiro/SSP

Dar mais dignidade e garantir os direitos à população de rua e aos catadores de materiais recicláveis são os objetivos das Secretarias da Segurança Pública (SSP) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), em parceria para fornecimento de carteiras de identidade. A ação transversal foi tema de reunião no Centro de Operações e Inteligência (COI), nesta segunda-feira (15).

Os secretários Marcelo Werner (SSP) e Fabya Reis (Seades), além da diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), perita criminal Ana Cecília Bandeira, e integrantes das secretarias iniciaram as tratativas para implementar a ação.

“A integração norteia o trabalho das Forças Estaduais. Vamos atuar juntos na proteção dos grupos vulneráveis, através das nossas equipes do DPT”, declarou o secretário Werner.

“Cuidado e garantia de direitos são grandes diretrizes da nossa atuação, principalmente através do Programa Corra pro Abraço, uma política que é materializada com muita construção coletiva e de forma intersetorial. Esta parceria é, sem dúvidas, um grande avanço nesta frente”, destacou a titular da Seades, Fabya Reis.

Fonte: Ascom/SSP

Bahia tem 269 municípios em epidemia de Dengue

0
Foto: Ascom/Sesab

Os casos de Dengue em 2024 enfrentam um aumento acentuado na Bahia, com um crescimento de 667% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2024, até o dia 13 de abril, foram notificados 134.953 casos prováveis de Dengue no estado, com a macrorregião de saúde do Sudoeste concentrando 44% dos casos e 65% dos óbitos. No mesmo período de 2023, foram notificados 17.595 casos prováveis. Ao todo 269 municípios estão em epidemia.

A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,7%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 37 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (8), Jacaraci (4), Feira de Santana (3), Juazeiro (3), Piripá (3), Caetité (2), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetanos (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Coaraci (1), Encruzilhada (1), Guanambi (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Palmas de Monte Alto (1), Santo Estêvão (1) e Seabra (1).

Nesta segunda-feira (15), durante a reunião semanal do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), que reúne representantes de diversas esferas governamentais, além do Conselho Estadual de Saúde (CES) e Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-BA), o município de Vitória da Conquista foi citado como o caso mais preocupante.

“Vitória da Conquista lidera o número de casos prováveis e mortes da doença na Bahia. Hoje o município tem o triplo de casos de Salvador e quatro vezes mais do que Feira de Santana. São 21.099 casos e 8 mortes confirmadas por Dengue, isso sem contar as 2.378 notificações de chikungunya e 1.123 de Zika”, afirma o subsecretário da saúde do Estado, Paulo Barbosa.

O subsecretário da saúde enfatiza a necessidade de uma resposta coordenada e integrada para combater a expansão da doença. “Com cada um fazendo a sua parte é possível conter o avanço da Dengue e evitar novas mortes. E neste cenário, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 21 milhões, abrangendo a aquisição de novos veículos de fumacê, distribuição de kits para agentes de endemias, envio de medicamentos e equipamentos, além da oferta de treinamento para equipes assistenciais”, ressalta Paulo Barbosa.

Essas ações são complementadas pela mobilização das forças de segurança e emergência e pelo uso de agentes com bombas costais em apoio aos municípios para aplicar inseticida nas áreas mais afetadas. Em municípios como Vitória da Conquista e Feira de Santana, o Governo do Estado tem sugerido a imediata instalação de unidades de referência para acolhimento, notificação, coleta de amostras e referenciamento para unidade hospitalar, quando necessário. Contudo, as medidas propostas ainda não foram plenamente adotadas.

Vacinação

Até o momento, o estado recebeu 170.469 doses de vacina contra a Dengue, com 110.448 já administradas. A campanha está focada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Fonte: Ascom/Sesab

Google search engine

Últimas